Lee Petersen, vice-presidente da consultoria WD Partners, anuncia a supernova do varejo

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

Lee Petersen, vice-presidente executivo da consultoria WD Partners, tem sido um dos palestrantes mais celebrados da NRF ao longo dos anos e chegou a ser eleito o melhor palestrante do evento em 2019. Ele tem mais de 30 anos de experiência em varejo e vem falando sobre tendências e futuro do negócio para plateias do mundo inteiro. Este ano, Lee trouxe para o evento a ideia de que não se falou o suficiente sobre como o trabalho realizado de forma híbrida afetará, daqui para frente, os hábitos de consumo das pessoas.  

E de forma mais dramática afetará diretamente as lojas físicas. 

“As pessoas não irão mais às lojas porque precisam. Irão porque escolherão ir. Irão por desejo, por prazer, por escolha. Não mais por necessidade. Isso é uma grande transformação”, disse Lee.

Segundo ele, 100% das pessoas afirmaram em estudo recente da WD que não pretendem mais trabalhar cinco dias por semana no escritório. E 83% delas devem trabalhar metade do tempo em casa. É um novo estilo de vida que desponta e que, como uma “supernova”, transformará um bocado do que conhecemos até aqui sobre varejo.

As grandes vencedoras, segundo ele, serão as lojas locais, que se beneficiarão de uma força renovada de tudo o que é do bairro. 

Ainda segundo os estudos de Lee e da WD, as pessoas preferem comprar online (68%) e a maioria afirmou que, quando fazem compras em lojas, o fazem em estabelecimentos locais, da sua vizinhança. Há forte desejo de continuar consumindo localmente (88%). Os dados apontaram ainda que as pessoas estão particularmente interessadas (50%) em sistemas de pick up, em que você simplesmente para o carro, resgata sua mercadoria de maneira impessoal e rápida e segue para casa. Nas pesquisas, lojas locais tanto de grandes marcas como de marcas pequenas, geram interesse do consumidor. Não por acaso, gigantes como Target, Nike e Starbucks investem fortemente em operações menores, de bairro. 

Outras operações que geram interesse são serviços em domicílio (35%), showrooms (33%), lojas popup (30%). E há interesse inclusive que lojas em geral ofertem serviços em domicílio. Lee sugeriu que devem se tornar cada vez mais populares projetos como a cidade de 15 minutos — conceito idealizado pelo arquiteto franco-colombiano Carlos Moreno.

Acompanhe a cobertura especial da Fast Company Brasil da NRF 2022. 


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais