Os lançamentos de games mais aguardados de 2022

Crédito: Fast Company Brasil

Jeancarlos Mota 8 minutos de leitura

O primeiro ano de uma nova geração de consoles está próximo do fim. 2021 trouxe diversas surpresas e jogos incríveis para a estreia do PlayStation 5 e Xbox Series X / S, mas – se você já acompanha o mercado de jogos há algum tempo — deve saber que esse é apenas o começo.

À medida que os desenvolvedores vão entendendo melhor o funcionamento dos novos aparelhos, seus kits de desenvolvimento e os novos motores gráficos como o Unreal Engine 5 — que já está com uma demonstração gratuita inspirada no novo Matrix Resurrections –, a expectativa por games ainda melhores e cada vez mais investimentos no mercado só aumenta.

Dito isso, que tal ver conosco quais são os mais aguardados lançamentos de 2022 e os motivos que fazem dessas obras títulos imperdíveis para a coleção dos aficcionados? Veja nossa lista, que vai totalmente de acordo com os títulos que também disputaram a categoria de Mais Aguardados do Oscar dos videogames, o The Game Awards 2021.

STARFIELD

Xbox Series X / S, PC

A nova propriedade intelectual da Bethesda promete (Crédito: Bethesda Game Studios)

Starfield é um jogo de RPG de ação em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios, mesma gigante da indústria que foi comprada pela Microsoft e incorporada pela Xbox Game Studios. A obra é distribuída pela Bethesda Softworks e foi anunciada formalmente pela primeira vez durante a conferência de imprensa da Bethesda na E3 2018. O jogo foi descrito como uma experiência de próxima geração totalmente nova, ambientada em um mundo com tema espacial inédito. Além disso, essa será a primeira nova franquia desenvolvida pela Bethesda em mais de 25 anos.

Seu teaser trailer mostra os primeiros detalhes sobre Starfield, que é definido em uma área que se estende para fora do Sistema Solar por aproximadamente 50 anos-luz chamada The Settled Systems (Os Sistemas Colonizados, em tradução livre). Por volta do ano 2310, as duas maiores facções do jogo, United Colonies e Freestar Collective, se envolveram na sangrenta Guerra das Colônias. O game se passa 20 anos após os eventos da Guerra das Colônias, em que as principais facções desfrutam de uma paz inquieta. Nele, você assumirá o papel de um personagem personalizável, que é membro da Constellation, uma organização de exploradores espaciais. É previsto que Starfield possa ser jogado na perspectiva de primeira ou terceira pessoa.

Starfield está programado para ser lançado em 11 de novembro de 2022.

HORIZON FORBIDDEN WEST

PlayStation 4, PlayStation 5

A continuação das aventuras de Aloy está a caminho das plataformas PlayStation logo no início de 2022 (Crédito: Guerrilla Games)

Horizon Forbidden West é um jogo de RPG de ação desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Diferente de Starfield, esse é uma sequência direta de uma franquia já existente, Horizon Zero Dawn (2017) e apresenta um mundo aberto em um oeste pós-apocalíptico dos Estados Unidos.

Jogado através de uma perspectiva em terceira pessoa, você estará no controle de Aloy, uma caçadora em um mundo povoado por máquinas perigosas, mais precisamente a Califórnia pós-apocalíptica de Utah e Nevada. O game explora a misteriosa fronteira conhecida como “Oeste Proibido” e conta com uma mapa maior do que seus antecessor, cheio de segredos que jazem sob as ruínas do mundo dos Antigos. Forbidden West contará com uma infinidade de locais reconhecíveis, que incluem as ruínas de São Francisco e o Vale de Yosemite com vários biomas. Uma das principais adições à sequência é o elemento de exploração subaquática, em que poderemos descobrir os mistérios sob a superfície dos mares, lagos e rios. Além disso, alguns elementos já conhecidos dos jogadores serão atualizados.

O combate corpo a corpo está sendo aprimorado, além da mecânica de escalada, que será renovada e opções de travessia aprimoradas em relação ao original com a adição do sistema Valor Surge, escalada de forma livre e ferramentas como Shieldwing, Focus Scanner, Diving Mask e Pullcaster. Para ter uma ideia melhor da ambientação desse tão esperado título, não deixe de ver seu recente trailer, que revela mais sobre as criaturas e ameaças que habitam o Oeste Proibido.

O lançamento de Horizon Forbidden West está previsto para 18 de fevereiro de 2022.

GOD OF WAR: RAGNAROK

PlayStation 5

 Ragnarok terminará da Saga de Kratos e seu filho, Atreus (Crédito: Santa Monica Studios)

Kratos está de volta! Uma das franquias mais queridas do PlayStation gerou uma enorme expectativa nos fãs, e o retorno da franquia era mais que esperado. A PlayStation e a desenvolvedora Santa Monica Studios anunciaram esta semana que o título do PlayStation 4 aclamado pela crítica, God of War, também chegaria ao PC no início de 2022. Afinal, estamos falando de um dos jogos PlayStation mais vendidos de todos os tempos.

Divulgado no Blog do PlayStation, o Santa Monica Studio confirmou que God of War já vendeu cerca de 20 milhões de cópias no PlayStation 4 desde que sua nova versão foi lançada em 2018. Assim fica mais fácil entender o hype ao redor de sua continuação, God of War: Ragnarok.

A nona aventura da série God of War, também cronologicamente, é vagamente baseada na mitologia nórdica, O jogo se passa na Escandinávia antiga e apresenta os protagonistas da série, Kratos e seu filho adolescente Atreus, e serve como o final para a era nórdica da franquia. O game acompanhará os acontecimentos do Ragnarök, uma série de eventos que trazem o fim dos dias e retrata a morte dos deuses, o que foi predito após a morte do deus Æsir Baldur pelas mãos de Kratos.

Um Atreus agora adolescente, que ainda se recupera das revelações do jogo anterior, busca respostas sobre sua identidade como Loki, bem como uma maneira de evitar que Ragnarök aconteça. Para descobrir a verdade, Kratos e Atreus começaram a encontrar respostas, em busca do gigante Nórdico Deus da Guerra Týr, que anteriormente acreditava-se estar morto. Enquanto atravessa os nove reinos, a dupla deve enfrentar novas ameaças, que incluem ninguém menos que Thor, o enfurecido Deus do Trovão, e Freya, sua antiga amiga e aliada, ambos em busca de vingança após a morte de seus respectivos filhos pelas mãos de Kratos.

God of War: Ragnarok é previsto para 2022.

A SEQUÊNCIA DE THE LEGEND OF ZELDA: BREATH OF THE WILD

Nintendo Switch

Link estará de volta para enfrentar novas ameaças e ajudar a princesa Zelda na continuação direta do aclamado Breath of the Wild (Crédito: Nintendo)

As novas aventuras de Link na verdade continuam os acontecimentos de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. O game, que ainda não tem um nome final revelado, foi anunciado pela Nintendo na E3 2021 e, apesar de também não ter revelado uma sinopse oficial, seus trailers já lançados mostraram referências reconhecíveis para os fãs. 

Neles, vimos Link com referências à energia maligna de Calamity Ganon em seu braço. Por mais que não tenhamos indícios que ele chegue a ficar possuído, o resultado desse fato é bem preocupante: ele ou perderá o braço ou ficará corrompido a ponto de não conseguir usá-lo. De quebra, Link vê um vilão que está com acessórios de Gerudo espalhados pelo corpo, que dão a entender que estes são os restos de Ganondorf, ao menos a forma original daquele que se tornaria o demônio Ganon.

Com isso, o novo jogo da franquia mostra que chega para ser um arco final da série, semelhante ao que a Sony está executando com God of War. Além de todo branding e uma legião de fãs construídos nesses mais de 35 anos, apenas Breath of the Wild vendeu mais de 15 milhões de cópias.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 é previsto para  2022.

ELDEN RING

PlayStation 5, Xbox Series X / S, PC

O mais novo título Soulslike é um dos mais aguardados games desta nova geração (Crédito: From Software)

O mais novo jogo do gênero Souls Like chega como um dos jogos mais esperados de 2022, senão o mais esperado. Elden Ring é um jogo de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware — mesmos responsáveis por sucessos como Dark Souls — e publicado pela Bandai Namco Entertainment. O jogo é um esforço colaborativo entre o diretor de jogos Hidetaka Miyazaki e o romancista de fantasia George R. R. Martin.

Elden Ring acontece no reino de Lands Between (Terras do Meio, em tradução livre), algum tempo após a destruição do titular Elden Ring (do sueco, Anel de Fogo) e a dispersão de seus fragmentos, as Grandes Runas. Uma vez agraciado pelo Anel e o Erdtree, que simboliza sua presença, o reino agora é governado pela descendência semideus da Rainha Marika, a Eterna, cada um possuindo um fragmento do Anel que os corrompe e os contamina com poder. Como um Tarnished — exilados das Terras do Meio que perderam a graça do Anel — convocado de volta após a Quebra, os jogadores devem atravessar o reino para finalmente encontrar todas as Grandes Runas, restaurar o Anel de Elden e se tornar o Senhor Elden.

Uma das maiores características dos jogos do gênero Souls Like é sua dificuldade e sistema altamente punitivo. Os jogadores precisam entender as mecânicas dos inimigos e cometerem o menor número de erros possíveis, caso contrário, a morte é certa. Mesmo com esse alto grau de dificuldade, os jogos Souls Like são sempre sucesso de vendas. Dark Souls mesmo já bateu a casa dos 27 milhões de cópias vendidas e algo semelhante é esperado de Elden Ring.

Elden Ring está programado para ser lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S em 25 de fevereiro de 2022.

E esses são apenas alguns dos grandes jogos revelados. O que mais será que nossa indústria trará de novidade?


SOBRE O AUTOR

Jeancarlos Mota é co-publisher de games da Fast Company Brasil, editor-chefe do IGN Brasil e apaixonado por games e esportes. saiba mais