Game revive a trajetória de Ayrton Senna

Crédito: Fast Company Brasil

Claudia Penteado 2 minutos de leitura

Os fãs de Ayrton Senna vão ter a oportunidade de “correr” em bólidos semelhantes aos carros pilotados pelo tricampeão mundial de Fórmula 1. A experiência é uma homenagem a um dos maiores ídolos do esporte no Brasil e em vários outros países em que a categoria mais nobre do automobilismo ecoa. A partir do dia 20 de outubro estará disponível uma expansão do game Horizon Chase, da desenvolvedora Aquiris, que traz o nome de “Senna Sempre”.

A data é emblemática. Em 20 de outubro de 1991, o brasileiro levou sua McLaren para a linha de chegada em segundo lugar no GP do Japão, no circuito de Suzuka. Era o que lhe bastava para garantir seu terceiro título mundial na F1. O game, portanto, desembarca no mercado a tempo de celebrar 30 anos dessa conquista. 

Inspirado em jogos eletrônicos que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90, como Cruisin USA, Top Gear, Rush e Lotus Turbo Challenge, Horizon Chase tem a característica de recriar momentos clássicos dos Arcades. A homenagem a Senna encontra inspiração em um desses títulos, da Sega.  “O Super Mônaco GP II tinha vozes gravadas. Senna colaborou com sua voz. Esse foi um dos jogos da minha vida”, conta Sandro Manfredini, sócio e diretor de negócios da Aquiris.

O desejo de reverenciar a memória do piloto no Horizon Chase, que foi lançado em 2015, já existia há algum tempo, mas somente há pouco mais de um ano a expansão começou a ser desenvolvida. A Aquiris procurou primeiro o Instituto Ayrton Senna para levar a proposta. Afinal, parte das vendas do novo produto seria destinada a programas educacionais da instituição. As negociações foram concluídas com a Senna Brands, empresa criada pela família para licenciar e gerir marcas ligadas ao piloto. “Queríamos unir o útil ao agradável. A Aquiris é uma empresa brasileira de jogos, ele é uma lenda do automobilismo que tem uma conexão com o público que vai além das corridas”, diz Manfredini.

Como ele ressalta, Senna transmitia a ideia de alegria e esperança numa época muito desafiadora do país. E também promovia um encontro familiar aos domingos, quando muitos brasileiros se reuniam diante da TV para ver o piloto nas pistas. Essa cena é reproduzida no trailer que divulga o game. No filme, pai e filho estão vendo juntos uma corrida de F1. O garoto cresce e, adulto, está de volta diante da TV, porém para disputar uma prova do game com a filha.


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais